Marketing de Afiliados: o que é e como usar

O marketing de afiliados – ou programa de afiliados – é considerado por muitos a porta de entrada para o mundo do marketing.

Funciona da seguinte forma: existem os produtores que são os responsáveis por criar os produtos – esses são empresas e experts em determinados nichos. Esses produtos, que podem ser físicos ou infoprodutos, ficam disponíveis em plataformas, onde qualquer pessoa pode se afiliar e vendê-los através de um link exclusivo. Ao realizar a venda, o afiliado ganha sua comissão, o cliente recebe o produto, o produtor fica com uma porcentagem e a plataforma também.

Entender o que é marketing de afiliados é de suma importância para quem deseja ingressar no mundo do marketing pois ele permite entender bem como o mercado funciona  por dentro e permite que os primeiros passos sejam dados.

O afiliado não precisa ter um curso superior para iniciar, nem outros tipos de curso. Basta aprender o básico para começar a ter resultados. Outra facilidade é que não há custos para iniciar e o afiliado pode fazer as primeiras vendas no orgânico, ou seja, sem investir em anúncios.

Vale ressaltar aqui que embora não existam custos para ingressar no programa de afiliados, é muito importante ter um método, ou seja, investir em um treinamento que ensina exatamente como vender na internet. Assim o afiliado terá suporte e uma estratégia já validada. Isso é fator determinante para que o mesmo não fique perdido e nem desista.

Nesse artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o mercado de afiliados, o que são produtores, afiliados, clientes e apresentar as principais plataformas do mercado. Confira.

Produtores ou vendedores

Produtores ou vendedores são as empresas responsáveis por criar os produtos e hospedá-los nas plataformas. Se for um curso, por exemplo, o vendedor/produtor vai criar todas as vídeo-aulas, PDF, bônus, etc. de modo que o curso fique pronto para que os afiliados possam vender.

Isso permite que o produtor obtenha ótimos resultados através dos afiliados, que funcionam como um exército de promotores comissionados. Com o produto hospedado nas plataformas, milhões de filiados têm acesso e podem vendê-lo. Isso é vantajoso para todos os envolvidos: para o vendedor, para o afiliado, para a plataforma e é claro, para o cliente.

Afiliados

Estes são os promotores de vendas que se cadastram nas plataformas onde os produtos estão hospedados para vendê-los. A função dos afiliados é utilizar estratégias e ferramentas de marketing para encontrar clientes e fazer as vendas, pois isso gera uma comissão. Como tudo acontece no online e com um custo baixo, as comissões costumam ter um bom valor.

Não é necessário ter formação universitária para vender como afiliado, no entanto é preciso ter um método. Especialmente se você não tem nenhum conhecimento em marketing digital ainda. Não é raro encontrar pessoas que descobriram esse mercado, fizeram todos os cadastros mas desistiram porque não conseguiram vender e se sentiram perdidos – talvez você seja essa pessoa.

Toda e qualquer pessoa pode ingressar no mercado, basta entender o que é marketing de afiliados. Existem inúmeros produtos de inúmeros nichos. O afiliado fica livre para escolher o produto e o nicho podendo trabalhar com mais de um ao mesmo tempo.Todas as vendas são feitas no online, por isso é necessário aprender técnicas de vendas através das redes sociais, blog, site, etc.

Outra vantagem no programa de afiliados é que não existem metas. O afiliado pode ter essa atividade como uma renda extra, trabalhar nas horas vagas, com liberdade geográfica e utilizando apenas o celular.

Clientes

Cliente é a pessoa que adquire o produto afinal. Através de um link exclusivo, o cliente adquire o produto e o recebe em casa ou no seu e-mail. Tudo acontece de forma descomplicada e segura pois as plataformas onde os produtos ficam hospedados são sérias e muitos produtos inclusive oferecem 7 dias de garantia. Nesse período o cliente pode pedir reembolso sem complicações caso não goste do conteúdo ou se arrependa da compra.

Por tudo acontecer no online, os clientes conseguem um bom valor no produtos. Além disso, eles estão sempre respaldados pelo produtor e pela plataforma. Essa segurança ajuda o afiliado nas vendas, resolvendo qualquer insegurança que o cliente possa ter em relação às compras online. Saber o que é marketing de afiliados é comum mesmo entre os clientes.

Tipos de Divulgação para Afiliados

Como dito anteriormente, não existem custos para iniciar. O cadastro nas plataformas é grátis, existem estratégias de divulgação no orgânico então de fato o afiliado não precisa desembolsar nada para começar a vender.

No entanto existe uma estratégia mais avançada que consiste em criar anúncios, onde o dinheiro injetado é usado para fazer mais vendas e veremos um pouco desse métodos de divulgação agora. Todo afiliado precisa estar ciente de como funciona pois ele é o próximo passo para acelerar as vendas.

Uma das ferramentas utilizadas para potencializar as vendas no programa de afiliados é o tráfego pago. Você certamente já ouviu esse termo por aí e agora vai entender o que significa e conhecer algumas das métricas mais importantes dessa estratégia.

CPC – Custo por Clique: nessa métrica é analisado apenas o valor do clique. Ou seja, a meta do afiliado é criar campanhas que receba bastante cliques, pois esse é o objetivo neste tópico.

CPA – Custo por Ação: aqui é medida a taxa de ação do cliente dentro da página de destino no anúncio. Conversão são vendas, cadastros ou resposta a algum questionário. Aqui o objeto de análise é a taxa de conversão do anúncio.

CPM – Custo por Mil Impressões: a cada mil cliques, o anunciante vai pagar um valor ao afiliado. Funciona assim: o afiliado tem um blog que possui uma boa quantidade de visitas diárias, então ele cede um espaço para anúncio de terceiros e recebe por isso. Essa estratégia é bastante utilizada para monetizar blogs e pode ser aliada do afiliado na hora de lucrar.

CPV – Custo por Venda: como o nome sugere, ele paga para o afiliado sempre que uma venda for efetuada através do seu link ou código de maneira automatizada.

Canais de Divulgação

Site ou blog: sites e blogs oferecem benefícios únicos. São eles: possibilidade de captação do lead, produção de conteúdos longos com vídeos, imagens, áudios, links, etc. Eles também funcionam como a casa da empresa, ou seja, não existe um outro ‘’dono’’ para o site se não o próprio afiliado. É possível realizar vendas nos sites/blogs, criar conteúdo de valor para atrair e conquistar uma audiência, oferecer um canal de comunicação, fazer remarketing, etc. Para o afiliado que deseja seguir carreira no programa de afiliação, essa é sem dúvida a principal ferramenta. 

Redes Sociais: ter presença digital nas redes sociais e estar se relacionando de maneira próxima com o público é muito importante. Através delas o afiliado pode prospectar clientes, mostrar seu trabalho, exibir o produto, passar credibilidade e ser encontrado facilmente porque as redes sociais reúnem muitas pessoas.

Embora o site/blog seja fundamental, ter as principais redes sociais onde a sua persona se encontra fará total diferença no sucesso do negócio. Até porque, muitas pessoas têm o sentimento de que se não está nas redes sociais, simplesmente não existe. Acontece, por isso é bom se precaver. Além de que, o perfil nas redes sociais são gratuitos.

Vale ressaltar que as redes sociais, mesmo vantajosas, são como casas alugadas ao contrários do site/blog. Temos experiência com quedas de redes como WhatsApp e Instagram que resultaram em prejuízos e perigo para empresas/pessoas que existiam apenas nesse canal.

E-mail Marketing: agora vamos falar dessa ferramenta antiga e atualizada ao mesmo tempo. Muitas pessoas se enganam ao pensar que o e-mail está no passado e que ninguém usa mais. Para ter um perfil em qualquer rede social você precisa de um e-mail, para baixar aplicativos você precisa de e-mail. Todos temos um e o utilizamos no dia a dia.

Muitas ferramentas surgiram para administrar os contatos da lista de e-mails, como para segmentar os leds, agendar disparos, personalizar com nome para que cada cliente seja tratado de maneira única, gráficos para análise das conversões dos e-mail como taxa de abertura, clique, etc. Tudo isso tem contribuído para que seja mais fácil e vantajoso trabalhar com essa ferramenta.

Isso tudo sem mencionar o fato de que uma lista de e-mail é segura. Ao contrário das redes sociais que podem sumir a qualquer momento e levar todos os seguidores, com a lista de e-mail marketing isso não acontecerá.

Outra grande vantagem é que assim como o WhatsApp, os e-mails são entregues diretamente a todos os contatos. Diferente de postagens nas redes sociais onde não se tem controle sobre isso, onde os algoritmos decidem o quê e para quem entregar com base em algoritmos que mudam o tempo todo sem avisar.

Melhores Plataformas de Afiliados

Hotmart: muitas vezes quando perguntamos se a pessoa sabe o que é marketing de afiliados, a Hotmart é mencionada na resposta. Ela oferece cursos gratuitos, e-books, aulas ao vivo além de diversas ferramentas que facilitam o trabalho de afiliados e produtores. 

Entre as vantagens que a Hotmart oferece está: venda para outros países, grande oferta de produtos, excelentes comissões, segurança e praticidade nos pagamentos e distribuição para mais de 188 países. Além disso,por se tratar de uma empresa conhecida e consolidada, os clientes depositam confiança, facilitando o trabalho dos filiados.

Monetizze: é uma das mais conhecidas e utilizadas do mercado. Oferece benefícios como a antecipação de vendas, sistema antifraude, disponibiliza também produtos físicos, oferece suporte e tanto o site quanto o aplicativo são bastante intuitivos.

A Monetizze está no mercado desde 2008 e oferece a função de vincular ao Google Analytics. O cadastro é rápido e gratuito e a disponibilidade de produtos é excelente. Também possui nome consolidado no mercado e oferece tranquilidade aos clientes, bem como para os afiliados que terão uma excelente ferramenta nas mãos.

Eduzz: trabalha com a recuperação de abandono de carrinho, o que beneficia tanto o produtor quanto o afilado. Essa estratégia também permite que os processos sejam otimizados, melhorando constantemente a plataforma que é a principal ferramenta de trabalho.

O aplicativo funciona muito bem e permite verificar gráficos, comissões e o saque também é facilitado, porém, com o mínimo de R $100,00.

Braip: a Braip é especialista em produtos físicos, no entanto, possui uma boa oferta de infoprodutos. Ela permite antecipar comissões, a personalização de check-out, o intermédio de informações sobre produtos físicos, entre outras vantagens.

Ticto: é uma plataforma nova, no entanto se destaca dentre as mais lembradas no programa de afiliação. Ela possui foco na alta performance, é 100% segura e oferece uma grande gama de produtos. A Braip oferece também a possibilidade do cliente pagar com 2 cartões. Outras vantagens são: boleto bancário, eventos de conversão no Facebook e no Google, notificações, suporte, etc.

Conclusão sobre o que é marketing de afiliados

Como visto, o mercado de afiliados é vantajoso pois para iniciar não precisa de investimentos altos e nem grandes conhecimentos quanto às estratégias de marketing. Vemos comumente na internet, pessoas sem nenhum conhecimento prévio que passaram a faturar muito bem no programa de afiliados.

Entender o que é o marketing de afiliados e como ele funciona, traz clareza do universo do marketing digital como um todo pois permite aprender a usar os gatilhos mentais, técnicas de copy, abordar o cliente, administrar as plataformas, utilizar as hashtags, atrair clientes, trabalhar as ferramentas de sites, mídias sociais, etc.

O marketing de afiliados permite que pessoas comuns conquistem os primeiros resultados no digital e isso torna esse mercado tangível para eles. Muitos começam como afiliados e depois de adquirir certa experiência, se tornam produtores, ou seja, existe perspectiva de crescimento.

Neste artigo frisamos o mercado de infoproduto e produtos físicos disponíveis nas plataformas, no entanto, também existem lojas de eletrodomésticos que trabalham com o sistema de afiliação. Estas funcionam basicamente da mesma forma.

Após todas essas informações, quero concluir o artigo frisando que qualquer pessoa pode se tornar um afiliado utilizando os conhecimentos que já possui ou optando por trabalhar com o que gosta mesmo que não tenha conhecimento algum até o momento. Ao mesmo tempo em que estuda, ela pode aplicar e assim conquistar a realização profissional que o mercado de trabalho tradicional não lhe negou.